Agende já uma consulta

Veja as medidas adotadas pela OMS na contenção do novo Coronavírus

Veja as medidas adotadas pela OMS na contenção do novo Coronavírus

Descoberto no final do ano passado, em uma província da China, o novo Coronavírus vem mudando a rotina de vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos quatro meses, a doença COVID-19, causada pelo novo vírus, já infectou mais de 200 mil pessoas em mais de 150 países e territórios. Atualmente, entre os cinco mais afetados estão a China, a Itália, o Irã, a Espanha e a Coreia. 

A rápida propagação do vírus entre os 5 continentes levou a OMS a decretar estado de pandemia da doença. Aqui no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde (26/03/2020), já foram confirmados mais de 2.500 casos e 63 mortes. 

Desta maneira, palavras como prevenção e contenção se tornaram mais do que comuns, necessárias. Por se propagar pelo ar, através de gotículas, e pelo contato físico, é de extrema importância que medidas sejam tomadas para que o menor número de pessoas a partir de agora sejam infectadas pelo vírus.  

Entre as recomendações mais importantes da OMS e do Ministério da Saúde estão: ficar em casa e evitar aglomerações ou ambientes fechados. Nos últimos dias, inúmeras escolas, creches e faculdades fecharam as suas portas, muitas empresas liberaram seus funcionários para trabalhar de casa, diversos museus, teatros, cinemas e espaços de entretenimento fecharam por tempo indeterminado e alguns eventos mundiais também foram cancelados. Tudo para conter o avanço da pandemia. 

No Brasil, conforme anunciado pelo Ministério, postos de saúde ficarão abertos por mais tempo, os exames que detectam o COVID-19 serão ampliados para atender mais pacientes e a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 será adiantada. 

É fundamental que toda a população entenda a gravidade do que está acontecendo e previna-se. Manter-se em casa, evitar o contato com demais pessoas e cuidar da higienização das mãos não é apenas um ato de proteção individual, e sim, coletivo. Idosos e pacientes portadores de doenças crônicas, como a diabetes, ao contraírem o vírus podem ter complicações respiratórias mais graves do que as demais. Por isso, pense, reflita e aja corretamente. Suas atitudes de hoje decidirão o futuro de quem você ama amanhã. 

Conheça os mitos e verdades mais comuns sobre o novo Coronavírus. 

Os comentários estão fechados.
Atendimento
Enviar por WhatsApp